MDV
Projecto PROGAB
No âmbito dos projectos em parceria com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), enquanto organismo intermédio, no âmbito do Programa Operacional de Potencial Humano (POPH) e financiados pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e pelo Fundo Social Europeu (FSE), o MDV está a desenvolver um projecto denominado PROGAB. Este projecto tem como objetivo a concepção e desenvolvimento de um conjunto de respostas integradas e multidisciplinares de intervenção com vítimas diretas e indiretas de violência doméstica.

Ao longo do desenvolvimento deste projecto serão desenvolvidas as seguintes actividades:
  • Gabinete de atendimento e Apoio Social - pretende perceber e responder às necessidades socioeconómicas das vítimas, proporcionando também um apoio mais intensivo, sistemático e sistémico no caso de existência de crianças/jovens vítimas indirectas de violência doméstica.
  • Ponto de Apoio ao Emprego - destinado e pensado de forma a responder às necessidades de autonomia e inserção social das vítimas, fornecendo uma resposta especializada na área.
  • Grupos de Ajuda a vítimas diretas e indiretas (crianças e jovens) - resposta inovadora que pretende também chegar a uma população para a qual ainda não existem respostas.
  • Acções de sensibilização às vítimas - têm um papel na prevenção e (re)incidência do fenómeno, incluindo a comunidade imigrante com pouco acesso a este tipo de actividades.
  • Produção de materiais e de um guião de boas práticas resultante da experiência dos GAVI (Grupos de Apoio a Vítimas Indirectas) pretende disseminar boas praticas.

Este projecto será desenvolvido durante 2013, no distrito de Setúbal. Para mais informações contacte: geral@mdvida.pt
 
Apoios