MDV
P@RAR – Projecto de Apoio às Relações em Risco
A metodologia seguida por esta intervenção directa com famílias inspira-se no Modelo do Projecto Família. Entidades e ONG’s que trabalham no terreno sinalizam as famílias onde existe violência ou indícios de violência e um@ assistente familiar do MDV intervirá junto dessas famílias. Este apoio é intensivo durante 4 a 6 semanas, estando @ assistente familiar disponível 24 horas para a família e actuando como catalisador da mudança. Este ajuda os vários elementos do agregado familiar a ultrapassar dificuldades, aumentando a sua autonomia e encaminhando-os para serviços da rede social de protecção.

Actividades que desenvolvemos:
  • Acompanhamento especializado, focalizado e intensivo a famílias em situação de violência doméstica;
  • Promoção de competências pessoais e sociais dos elementos da família, visando a identificação do problema da violência doméstica e estratégias para a sua superação;
  • Acompanhamento psicológico, individual e em grupo, a vítimas e agressores;
  • Promoção, junto da família, de competências necessárias para a evolução da mentalidade dos vários elementos do agregado familiar;
  • Promoção de uma maternidade e paternidade responsáveis;
  • Criação de grupos de partilha para vítimas e agressores, facilitadores da troca de experiências;
  • Edição de materiais de apoio à intervenção de técnicos de entidades da sociedade civil e de ONG’s, que trabalhem no terreno com situações de violência doméstica.

O Projecto P@RAR foi desenvolvido no distrito de Setúbal entre 2010 e 2012 e está a ser desenvolvido no Concelho de Sintra e no distrito do Porto desde 2011.

Contactos do Projecto P@RAR

Sintra: parar.sintra@mdvida.pt
Porto: parar.norte@mdvida.pt
 
Apoios