MDV
Projecto CIC – Creare In Civitas
O projecto CIC está a ser desenvolvido desde Fevereiro de 2014 e até Fevereiro de 2016, no âmbito do Programa Cidadania Ativa, que é um instrumento de apoio às Organizações Não Governamentais, em vigor entre 2013 e 2016 e financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MF/EEE). A gestão deste programa está a cargo da Fundação Calouste Gulbenkian, selecionada através de concurso público lançado em 2012. O Programa Cidadania Activa visa essencialmente reforçar o desenvolvimento da Sociedade Civil e o seu contributo para a justiça social, a democracia e o desenvolvimento sustentável.

Destinando-se a crianças e jovens em risco e suas famílias, bem como a dirigentes, técnicos/as e voluntários/as de ONG/entidades públicas e privadas, o CIC pretende implementar, em Évora, um projecto com acções e actividades dirigidas à redução de risco de exclusão social de crianças e jovens e as suas famílias.

Pretende-se, com uma intervenção inovadora, intensiva e focalizada, actuar junto de crianças e jovens em risco, aumentando as competências dos elementos das famílias (progenitores e filhos) contribuindo para gerar alternativas na (e com) a família.

Para além da intervenção familiar - segundo metodologia do Projecto Família, o CIC visa desenvolver, através da articulação com as várias entidades no terreno, um conjunto de serviços complementares a esta intervenção. Assim, é também objectivo criar um gabinete de Psicologia, desenvolver sessões de promoção de competências parentais (“Encontros com pais”) e promover acções de sensibilização junto de técnicos de intervenção local e população em geral, sobre direitos das minorias, anti-discriminação, grupos de risco e cidadania activa.

Para a implementação e desenvolvimento deste projecto, o MDV conta, como parceiros formais, com a Cáritas Diocesana de Évora e com a CPCJ Évora.

Contactos:
Sede do Projecto: Rua dos Mercadores 43 A; 7000 - 530 Évora
Tlm: 929142121
cic@mdvida.pt
 
Apoios