MDV
ASAS.PT – Apoio à Sexualidade Para Tod@s
No âmbito dos projectos em parceria com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), enquanto organismo intermédio, no âmbito do Programa Operacional de Potencial Humano (POPH) e financiados pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN e pelo Fundo Social Europeu (FSE), o MDV desenvolveu, entre 2010 e 2012, um projecto denominado ASAS.PT – Apoio à Sexualidade Para Tod@s, quetinha como objectivo disponibilizar um conjunto de serviços que incluia o atendimento e o acompanhamento especializado por uma equipa técnica na área de Saúde Sexual e Reprodutiva, nos concelhos do distrito do Porto onde o acesso a estes recursos é mais escasso.

Para o desenvolvimento deste projecto, o MDV – Núcleo do Norte teve ao seu dispôr uma Unidade Móvel que conduzia estes serviços às localidades necessitadas.

Esta unidade móvel tinha as seguintes áreas de atendimento:

  • Sexualidade - Atendimento e acompanhamento de adolescentes, jovens, adultos e casais relativamente aos diferentes aspectos que integram e dizem respeito à sexualidade humana.
  • Planeamento Familiar e Contracepção - Apoio e acompanhamento de jovens e adultos no planeamento da sua família, essencialmente através da informação, esclarecimento de dúvidas e aconselhamento relativamente aos diferentes métodos de planeamento familiar existentes (utilização, eficácia, efeitos secundários, custos, reversibilidade).
  • Educação Sexual e Educação para os Afectos - Atendimento e aconselhamento a pais e professores na área da educação sexual (agentes educativos).

Para além dos serviços proporcionados pela unidade móvel, este projecto previa também o desenvolvimento de actividades pedagógicas nas escolas de cada localidade/região que promoviam a sensibilização para o tema da Educação Sexual e das questões que lhe são inerentes. Foram realizadas diversas acções de sensibilização, dirigidas a alunos/as entre o 7º e o 12º ano e os temas abordados (e adaptados a cada faixa etária) foram desde uma introdução ao tema da Sexualidade, passando pela gravidez na adolescência até ao tema das relações abusivas.

Outra actividade do projecto consistia na elaboração e distribuição de folhetos informativos que abordavam diversas temáticas dentro da área da Sexualidade, visando esclarecer e sensibilizar a população em geral, em especial os/as mais jovens, para a importância da vivência de uma sexualidade saudável.

O projecto ASAS.PT contemplou ainda a realização de uma exposição itinerante alusiva à sexualidade humana em cada etapa da vida, de forma lúdica, que passou por várias escolas e juntas de freguesia, terminando no Seminário de Vilar.
Esta exposição continuará disponível após o encerramento do projecto.

Para mais informações sobre o Projecto ASAS.PT contacte-nos através do e-mail mdv-norte@mdvida.pt

Conheça também o nosso projecto
Sexualidade Positiva
 
Apoios