MDV
Projectos de formação para públicos estratégicos
O MDV está acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua e pela DGERT. Esta acreditação, juntamente com a vasta experiência do MDV na actividade de formação em diversas áreas, contribuiu para que obtivesse a aprovação, por parte da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), de projectos de formação no âmbito do Eixo 7 “Igualdade de Género” do Programa Operacional de Potencial Humano (POPH), financiados pelo Fundo Social Europeu (FSE), desde 2010.
Nesse âmbito, o MDV desenvolveu as várias acções de formação, tanto em Lisboa como no Porto.

2014
De Janeiro a Abril deste ano o MDV promoveu, no Porto, uma acção de Formação de Técnico/a de Apoio à Vítima, destinada a técnicos de instituições que lidam com situações de violência no seu dia-a-dia. Esta formação tinha como objectivos proporcionar um conhecimento aprofundado sobre o fenómeno da violência e sobre os mecanismos existentes em Portugal; dotar os/as técnicos/as de competências especificas de forma a disporem de um conjunto de ferramentas especializadas para intervirem em situações de violência doméstica e treinar várias estratégias de intervenção com vítimas de violência. Esta formação contou com a participação de 11 formandos (10 mulheres e 1 homem).

No âmbito do mesmo projecto, realizou-se ainda no Núcleo do Norte uma acção de Formação de públicos estratégicos em Igualdade de Género – Especialização em I.G. na Intervenção Familiar (40 + 18 horas). Destinada a técnicos que actuassem ou pretendessem actuar na área da IG, esta formação visava fornecer ferramentas para o desenvolvimento de competências técnicas, promover estratégias para a mudança, sensibilizar para a importância de se conhecer a situação das mulheres e dos homens nas diferentes esferas da vida, bem como sensibilizar para a influência das situações de violência na família e no trabalho na efectiva Igualdade de Oportunidades. Esta acção iniciou-se a 10 de Dezembro de 2013 e terminou a 25 de Fevereiro de 2014, tendo contado com a participação de 7 formandos.

2013
No dia 30 de Setembro de 2013 o MDV deu início, no Porto, a mais um projecto de formação de públicos estratégicos, arrancando com uma acção de Formação de Técnico/a de Apoio à Vítima, destinada a técnicos das CPCJ, dos Núcleos Locais de Inserção da Segurança Social do Porto e de outras entidades locais. Esta formação pretendia proporcionar um conhecimento aprofundado sobre o fenómeno da violência e sobre os mecanismos existentes em Portugal; dotar os/as técnicos/as de competências especificas de forma a disporem de um conjunto de ferramentas especializadas para intervirem em situações de violência doméstica e treinar várias estratégias de intervenção com vítimas de violência. Atingiram-se 10 destinatários nesta acção, todos do sexo feminino.

Também em Lisboa o MDV organizou mais um projecto de Formação para públicos estratégicos nos domínios da IG e da VD, no sentido de fornecer ferramentas para desenvolvimento de competências técnicas e pedagógicas inovadoras, que possibilitassem a integração dos mecanismos de igualdade nas práticas dos profissionais, bem como apresentar estratégias, metodologias e princípios de regulação da actividade dos/as técnicos/as de apoio à vítima.

Assim, o MDV realizou, em 2013, 1 acção de Formação de Públicos estratégicos para especialização em IG, 25 de Junho a 01 de Agosto e uma acção de Formação agentes qualificados/as no domínio da violência – Técnico/a de Apoio à Vítima, de 24 de Setembro a 29 de Novembro. Estas duas acções contaram com a participação de 19 formandos no total, sendo 2 homens e 17 mulheres.

2011
Com o intuito de fornecer ferramentas para desenvolvimento de competências técnicas e pedagógicas inovadoras, que possibilitassem a estruturação de planos de sessão e a dinamização de acções de formação na área da igualdade de género, o MDV desenvolveu, em Lisboa, 2 acções de Formação de agentes qualificados/as actuem no domínio da violência. Estas acções decorreram de 5 de Maio a 15 de Dezembro e atingiram no total 29 destinatários (4 do sexo masculino e 25 do sexo feminino).

2010
Neste ano, o MDV realizou, no Porto, 2 acções de Formação de formadores/as para a obtenção da especialização em Igualdade de Género, com o propósito de dar a conhecer os conceitos-chave na compreensão da igualdade/desigualdade, ajudar a compreender o percurso histórico e as orientações estruturantes para a igualdade entre homens e mulheres, a identificar a abordagem social e jurídica da participação equilibrada das mulheres e dos homens na actividade profissional, na vida familiar e nos processos de decisão e preparar os/as formandos/as para propor estratégias e instrumentos que transversalizem a dimensão da igualdade de género em qualquer formação.

Estas acções de formação (cada uma com a duração total de 60 horas) atingiram 25 destinatários (22 mulheres e 3 homens).
 
Apoios