MDV
Enquadramento
O MDV presta um apoio especializado, que se concretiza numa intervenção baseada numa abordagem sistémica e intensiva. Esta intervenção direcciona-se para famílias com crianças e jovens em risco e tem em vista a promoção das competências parentais, pessoais e sociais das famílias, tendo em conta o desenvolvimento integral das crianças e jovens no seio familiar. Em 2006, através de Acordo de Cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa, o MDV implementou o CAFAP Lisboa - Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental. Em Abril de 2015 abrimos o CAFAP Almada/Seixal e em Setembro iniciámos a actividade no CAFAP Gondomar.

O objectivo último destas estruturas é diagnosticar, prevenir e reparar situações de risco psicossocial das famílias, visando a especial protecção das crianças e jovens que as integram. Para isso promovemos o exercício de uma parentalidade positiva, avaliando os factores de risco e protecção das famílias e hipóteses de mudança, desenvolvendo as suas competências parentais, pessoais e sociais; reforçando as dinâmicas relacionais de qualidade e rotinas quotidianas visando a capacitação das famílias; potenciando a melhoria das interacções familiares, contribuindo para o equilíbrio afectivo, emocional e relacional das famílias; atenuando a influência dos factores de risco, prevenindo situações de separação das crianças e jovens do seu meio natural de vida; aumentando a capacidade de resiliência familiar e individual; reforçando a qualidade das relações da família com a comunidade e identificando recursos e formas de acesso, contribuindo assim para o enquadramento sócio – institucional dos agregados familiares.

Primeiro em Lisboa com a revisão do Acordo em Fevereiro de 2015, depois em Almada/Seixal e em Gondomar os CAFAP do MDV passaram a contemplar as modalidades de Preservação Familiar (intervenção no sentido de prevenir a retirada das crianças ou jovens do seu meio natural de vida), Reunificação (intervenção no sentido do regresso da criança ou jovem ao seu meio familiar) e Ponto de Encontro Familiar.
 
Apoios